Em 1981, o Conselho Federal de Medicina Veterinária edita a Portaria nº 004, de 26 de março de 1981 criando uma comissão para viabilizar a criação e implantação de uma Associação de Profissionais de Higiene de Alimentos, que seria o embrião do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos.
Esta comissão foi composta pelos médicos veterinários:
José Cezar Panetta, Miguel Cione Pardi, Paulo Caldeira Brant, Glênio Cavalcanti de Barros e Donato Sylvestre Scharra
A primeira diretoria tomou posse para uma gestão de 4 anos (Gestão 1987/1991), sendo assim constituída:
Presidente: Miguel Cione Pardi
Vice-Presidente: Glênio Cavalcanti de Barros
Secretário: Zander Barreto Miranda
Tesoureiro: Antônio Carlos Santos Ferreira
A segunda diretoria geriu a entidade por 2 anos (Gestão 1991/1993), e estava assim constituída:
Presidente: José Christovam dos Santos
Vice-Presidente: Francisco Sérgio Ferreira Jardim
1º Secretário: Zander Barreto Miranda
2º Secretário: Olavo Silva de Vargas
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: José de Arimatea Freitas
No ano de 1993, é eleito Presidente Zander Barreto Miranda, entusiasta que traria a entidade ao nível atual e que até hoje é lembrado por sua contribuição no nosso Colégio. Sua diretoria (Gestão 1993/1995) era formada por:
Presidente: Zander Barreto Miranda
Vice-Presidente: José Cezar Panetta
1º Secretário: Glênio Cavalcanti de Barros
2º Secretário: Nádia Maria Bueno Fernandes Dias
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: Francisco Sérgio Ferreira Jardim
No ano de 1995 as gestões voltaram a ter um período de 4 anos, formato que permanece até a atualidade. A diretoria neste período (Gestão 1995/1999) estava assim constituída:
Presidente: José Cezar Panetta
Vice-Presidente: Pedro Marinho de Carvalho Neto
1º Secretário: Nádia Maria Bueno Fernandes Dias
2º Secretário: Simplício Alves de Lima
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: João Vieira Neto
PPresidente: Nádia Maria Bueno Fernandes Dias
Vice-Presidente: Amilson Pereira Said
1º Secretário: Eduardo Batista Borges
2º Secretário: José Cezar Panetta
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: Raimundo Nelson Souza da Silva
Presidente: Zander Barreto Miranda
Vice-Presidente: Henry Antonio Carlesso
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: Renato Luiz Lobo Miró
1º Tesoureiro: Sérgio Henrique Emerick
2º Tesoureiro: Raimundo Nelson Souza da Silva
Presidente: Sibelli Passini Barbosa Ferrão
Vice-Presidente: Zander Barreto Miranda
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: José Cezar Panetta
1º Tesoureiro: Eliana de Fátima Marques de Mesquita
2º Tesoureiro: Henry Antônio Carlesso
Presidente: Sibelli Passini Barbosa Ferrão
Vice-Presidente: Zander Barreto Miranda
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: José Cezar Panetta
1º Tesoureiro: Anete Lira da Cruz
2º Tesoureiro: Eliana de Fátima Marques de Mesquita
Presidente: Pedro Marinho de Carvalho Neto
Vice-Presidente: Sibelli Passini Barbosa Ferrão
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: Zander Barreto Miranda
1º Tesoureiro: Eduardo Batista Borges
2º Tesoureiro: Fernando Fernandes Fagundes
Em 2017, problemas de saúde ocasionaram o afastamento de alguns membros da Gestão 2015/2019, o que levou à formação de uma Diretoria Tampão formada por: Presidente: Sibelli Passini Barbosa Ferrão; Secretário: Simplício Alves de Lima; Tesoureiro: Fernando Fernandes Fagundes. Neste ano, foram convidados a auxiliar nos trabalhos os Médicos Veterinários Raul Ribeiro de Carvalho, Ronaldo Gil Pereira e Tiago Luís Pretto.
Presidente: FERNANDO FAGUNDES FERNANDES
Vice-Presidente: SIBELLI PASSINI BARBOSA FERRÃO
1º Secretário: TIAGO LUÍS PRETTO
2º Secretário: RAUL RIBEIRO DE CARVALHO
1º Tesoureiro: RONALDO GIL PEREIRA
2º Tesoureiro: SIMPLÍCIO ALVES DE LIMA
Presidente
FERNANDO FAGUNDES FERNANDES é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (2014), além de ter Curso Superior de Política e Estratégia pela CSUPE/Escola Superior de Guerra - ESG (2017). É Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2002 e foi Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários - SIPAG/SFA-DF de 2004 a 2008. Atualmente é Chefe da Divisão de Inspeção - DINSP/CSI/CGI/DIPOA, que trata diretamente de inspeção no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Vice-presidente
Liris Kindlein é Médica Veterinária formada pela UFRGS (1999), com doutorado e pós-doutorado pela USP e pela Universidade da Califórnia. Professora titular na UFRGS, é especialista em Inspeção, Tecnologia e Qualidade de Carne, e orienta programas de pós-graduação. Tem mais de 100 artigos publicados, 6 livros completos e 5 capítulos de livros. Membro da Comissão Científica Consultiva do MAPA desde 2017, participa do Projeto de Modernização da Inspeção Sanitária do Brasil e coordena pesquisas sobre condenações de carcaças de frangos de corte.
1º Secretário
TIAGO LUÍS PRETTO, é Médico Veterinário formado pela Universidade de Passo Fundo (2004), Especialista em Inspeção Higiênico-Sanitária de Produtos de Origem Animal pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (2011) e Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atuou em empresas como Frigorífico Gassen (Diretor Técnico), Frigorífico Silva (Gerente Industrial), Marfrig Group (Gerente da Garantia da Qualidade), Frigorífico Mercosul, Avipal, dentre outras. Atualmente é consultor na Poabilit Assessoria Agroindustrial.
2º Secretária
Charli Ludtke - Médica Veterinária, Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (UFPel/RS) e Doutora em Medicina Veterinária (UNESP/Botucatu). Autora de diversas publicações de livros e artigos científicos, com longa experiência na área de boas práticas e bem-estar dos animais de produção, já tendo atuado na WSPA (World Society For the Protection of Animals), e no MAPA (Brasília). Atualmente é Diretora Técnica e Superintendente do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Suinocultura (ABCS), onde atua para o desenvolvimento da cadeia suinícola, o melhoramento genético, o aprimoramento das questões técnicas (sanidade agropecuária, mercados, segurança do alimento e boas práticas agropecuárias), e de legislativo junto aos organismos nacionais (MAPA) e internacionais que estabelecem as principais regulações.
1º Tesoureira
Kênia Carrijo - Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestra e Doutora em Medicina Veterinária, com área de concentração em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Tecnologia de Carnes e derivados e Inspeção Higiênico-sanitária de carnes e derivados (bovinos, suínos, equídeos, ovinos e caprinos) pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (CBMVHA) e especialista em Processamento e Controle de Qualidade de carne, leite e ovos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desde 2011 é Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, responsável pela disciplina de Tecnologia de Carnes, ovos, mel, pescado e derivados para o curso de Medicina Veterinária, além de ministrar aulas para os cursos de graduação em Zootecnia e Nutrição. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Controle de Qualidade de Alimentos.
2º Tesoureira
Mayara Souza Pinto - Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa em 2006, Mestra em Medicina Veterinária, com área de concentração em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2008. Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) desde 2007, tendo atuado na chefia substituta do Serviço de Inspeção e Saúde Animal da Superintendência do Rio de Janeiro – SFA/RJ e coordenadora substituta da Coordenação de Caracterização de Risco da Coordenação Geral de Programas Especiais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – CRISC/CGPE/DIPOA. Coordenou no âmbito do MAPA a revisão das normas de qualidade do leite e é atuante na área de inspeção de leite e derivados. Atualmente exerce atividade na Coordenação de Caracterização de Risco/CGPE/DIPOA, onde atua como membro do Comitê de Higiene de Alimentos do Codex Alimentarius e organiza e coordena os programas oficias de controle de alimentos do DIPOA.
No Code Website Builder